Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Chanfana

Um prato encorpado, denso nos sabores e na apresentação, que nos convida a viajar por entre paladares rústicos e exuberantes, com a carne de cabra velha, o vinho tinto e as intensas especiarias como protagonistas...

A Chanfana é um prato tradicional, conhecido como a especialidade da Região de Coimbra, que tem as honras no receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa. O honroso 3.º lugar nas “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa” tem uma origem incerta, palco de acesos debates pela autoria de tal referência, mas cuja suspeita recai sobre o Mosteiro de Santa Maria, no concelho de Miranda do Corvo, designada como a “Capital da Chanfana”.

Sobre a Chanfana

São várias as versões que procuram desmontar a História deste prato regional. Os registos históricos com mais propriedade apontam para a sua relação com o estalar das Invasões Francesas, no início do século XIX, na Região Centro, nomeadamente nos distritos de Coimbra e Viseu.

Chanfana | Créditos imagem: Centrotv

Uma das versões versa sobre o papel das freiras do Mosteiro de Semide, em Miranda do Corvo, que aquando da ocupação do território pelas tropas francesas, durante 3 anos, matavam os animais com o receio que os levassem. Consta que, pela suspeita de que os franceses envenenavam as águas, as freiras recorriam ao vinho tinto como forma de tempero e conservação.

Uma outra versão, relaciona as freiras desse mesmo mosteiro com as invasões napoleónicas: quando os soldados usurparam todos os animais para próprio sustento, sobraram somente os velhos, cozinhados pelas freiras em vinho tinto.

Em ambas as situações, este prato prima por duas grandes vantagens, muito úteis à época: em primeiro lugar, é mais fácil esconder as panelas de carne do que os animais e o vinho; em segundo, trata-se de um prato de fácil e longa conservação.

Agora que sabe a história deste prato, tem mesmo de o provar e conhecer um dos encantos gastronómicos da Região de Coimbra!

Créditos fotográficos: Centrotv