Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mealhada, Luso e Mortágua

Entregue-se ao embalo de uma viagem vinícola e gastronómica absolutamente divinal. Vá ao encontro de algumas das referências mais apaixonantes da cultura portuguesa e deixe-se conduzir por uma aventura que o levará por entre os encantos do enoturismo, com adegas, quintas, luxuosos restaurantes, trilhos inesquecíveis e um encontro sereno com a natureza.

Descrição do roteiro

 

1.º DIA – ANADIA

Aliança Underground Museum – Adega Campo Largo – Almoço no “Rei Dos Leitões” – Doce regional Morgado do Bussaco 

Inicie este dia com um mergulho atento em alguns dos elementos-chave da cultura portuguesa: comece por uma visita ao Aliança Underground Museum, um museu situado nas Caves Aliança, em Sangalhos, e contemple as oito coleções distintas nas aéreas de arqueologia, etnografia, mineralogia, azulejaria e cerâmica. Este é o 1.º museu subterrâneo em Portugal que combina arte com vinho! A visita guiada termina com uma prova de vinhos que testa os seus sentidosNo final, poderá comprar o seu vinho de eleição e levar para casa um pouco desta experiência sensorial única.  

Aliança Underground Museum
Aliança Underground Museum

Segue-se a sugestão de uma visita às Quintas e produtores de vinho de mesa e espumante da região. A Adega Campo Largo, situada na Quinta de S. Mateus, é ponto de paragem obrigatório para qualquer curioso pelo enoturismo. Esta adega foi construída em 2004, mas é o resultado de uma longa tradição familiar no sector vinícola: aqui produzem- se vinhos tintos, brancos e rosés, bem como espumantes da Bairrada. A região é amplamente conhecida pela sua gastronomia de referência a nível mundialsobretudo pelo afamado Leitão da Bairrada.  

Adega Campo Largo
Adega Campo Largo

Para fechar a manhã, propomos um almoço no restaurante o Rei Dos Leitões, onde poderá regalar-se com uma refeição verdadeiramente deliciosa, cuja cereja no topo do bolo será, naturalmente, um doce típico da zona, como por exemplo, Morgado do Bussaco, cujo nome ainda preserva a antiga grafia da região, com duplo S ao invés do atual C de cedilha.  

Tarde  

Quinta da Mata Fidalga – Grande Hotel do Luso Resort & Spa – Jantar no restaurante “Pedra de Sal”  

Após o almoço, prossiga até à Quinta Mata Fidalga, onde poderá conhecer de perto a adega, com uma prova de vinhos e espumantes com caraterísticas bem singulares: a proximidade do mar confere a estes espumantes uma acidez natural, dotando-os de uma qualidade e sabor ímpares. Para além dos espumantes branco e rosé da Quinta da Mata Fidalga, um dos vinhos mais interessantes é o espumante tinto, que tem cada vez mais relevância a nível nacional e internacional. Este espumante acompanha pratos fortes, especialmente o tradicional Leitão da Bairrada, e o espumante da Quinta da Mata Fidalga é consideradojustamente, verá, um dos melhores em Portugal.   

Quinta da Mata Fidalga
Quinta da Mata Fidalga

Depois de um dia de experiências arrebatadoras, exige-se uma pausa relaxante para repor energias. Assim, sugerimos que siga viagem para o Grande Hotel do Luso Resort & Spa, situado numa das colinas da Montanha do Buçaco, onde encontrará à sua espera um cenário de comunhão com a natureza e com o sossego que procura.  

Para jantar, o restaurante Pedra de Sal proporcionará, num ambiente acolhedor e familiar, a viagem gastronómica ideal para encerrar o primeiro dia desta jornada inesquecível. 

2.º DIA LUSO 

Mata do Buçaco – Museu Militar – Trilho da Água e Trilho da Via Sacra – Bussaco Palace Hotel/Pavilhão Real da Caça – Jantar no Restaurante Lourenços  

Para o 2.º dia, sugerimos atividades centradas na natureza e na cultura portuguesa. Conduza até à Mata do Buçaco, que dista apenas 7km dGrande Hotel do Luso Resort & Spa, e que constitui um importante elemento do património nacional, por reunir caraterísticas de relevância histórica, religiosa, botânica e paisagística.  

A Mata do Buçaco desempenhou um papel de relevo durante a 3.ª Invasão Francesao que deu origem ao Museu Militar, um lugar de referência que encerra em si poderosas narrativas históricas e militares da região. Já a nível paisagístico e botânico, a mata conta com seis trilhos, adornados com diversas fontes e lagos naturais pelo caminho, o que torna este local o cenário ideal para um piquenique, seguido de um passeio a pé pelos trilhos.  

Mata do Buçaco
Mata do Buçaco

Destacamos os percursos Trilho da Água e Trilho da Via Sacra, que para além da beleza natural que deslumbra qualquer visitante, têm ainda uma forte componente religiosa que vale a pena conhecer.  Se ainda tiver tempo, não deixe de fazer uma paragem em frente ao Bussaco Palace Hotel, e contemple este fantástico edifício mandado construir pelo Rei D. Carlos, com a finalidade de servir como Pavilhão Real da Caça, exemplo máximo da arquitetura conhecida como Romantismo Castelar 

De regresso ao hotel, a nossa sugestão recai sobre um jantar no Restaurante Lourençosespaço acolhedor e tradicional com atendimento cuidado e familiar. 

3.º DIA LUSO – MORTÁGUA 

Mortágua – Centro de interpretação Mortágua na Batalha do Bussaco – Moinhos de Moura e do Sula

Saia do hotel pela manhã em direção a Mortágua. Depois de lá chegar, sugerimos que comece por uma visita ao Centro de interpretação Mortágua na Batalha do Bussaco, um espaço que documenta a passagem das Invasões Napoleónicas no conselho e a celebrBatalha do Buçaco. O espaço relata a história de uma forma distinta e interativa, apelando ao envolvimento do público na narrativa. Termine este programa com uma paragem na Barragem da Aguieira, onde poderá desfrutar de uma área arborizada de grande beleza natural. A barragem foi construída para aproveitamento hidroelétrico e abastecimento municipal, masatualmenteé também utilizada para a prática de desportos e de lazer. Para fechar o capítulo desta sua experiência memorável, poderá embarcar numa aventura de Kayak, mota de água, passeio de barco, windsurf, vela, entre outras opções disponíveis no local 

Barragem da Aguieira
Barragem da Aguieira

Créditos das imagens – CCDRC 

Este roteiro é uma sugestão TRIBES – Tour Operator
Poderá contactar-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo na sua reserva ou a construir um roteiro à sua medida!

Conheça os produtos gastronómicos típicos da região