Entregue-se ao embalo de uma viagem vinícola e gastronómica absolutamente divinal. Vá ao encontro de algumas das referências mais apaixonantes da cultura portuguesa e deixe-se conduzir por uma aventura que o levará por entre os encantos do enoturismo, com adegas, quintas, luxuosos restaurantes, trilhos inesquecíveis e um encontro sereno com a natureza.
Descrição do roteiro
1.º DIA – ANADIA
Aliança Underground Museum – Adega Campo Largo – Almoço no “Rei Dos Leitões” – Doce regional Morgado do Bussaco
Inicie este dia com um mergulho atento em alguns dos elementos-chave da cultura portuguesa: comece por uma visita ao Aliança Underground Museum, um museu situado nas Caves Aliança, em Sangalhos, e contemple as oito coleções distintas nas aéreas de arqueologia, etnografia, mineralogia, azulejaria e cerâmica. Este é o 1.º museu subterrâneo em Portugal que combina arte com vinho! A visita guiada termina com uma prova de vinhos que testa os seus sentidos. No final, poderá comprar o seu vinho de eleição e levar para casa um pouco desta experiência sensorial única.
Segue-se a sugestão de uma visita às Quintas e produtores de vinho de mesa e espumante da região. A Adega Campo Largo, situada na Quinta de S. Mateus, é ponto de paragem obrigatório para qualquer curioso pelo enoturismo. Esta adega foi construída em 2004, mas é o resultado de uma longa tradição familiar no sector vinícola: aqui produzem- se vinhos tintos, brancos e rosés, bem como espumantes da Bairrada. A região é amplamente conhecida pela sua gastronomia de referência a nível mundial, sobretudo pelo afamado Leitão da Bairrada.
Para fechar a manhã, propomos um almoço no restaurante o “Rei Dos Leitões”, onde poderá regalar-se com uma refeição verdadeiramente deliciosa, cuja cereja no topo do bolo será, naturalmente, um doce típico da zona, como por exemplo, o Morgado do Bussaco, cujo nome ainda preserva a antiga grafia da região, com duplo S ao invés do atual C de cedilha.
Tarde
Quinta da Mata Fidalga – Grande Hotel do Luso Resort & Spa – Jantar no restaurante “Pedra de Sal”
Após o almoço, prossiga até à Quinta Mata Fidalga, onde poderá conhecer de perto a adega, com uma prova de vinhos e espumantes com caraterísticas bem singulares: a proximidade do mar confere a estes espumantes uma acidez natural, dotando-os de uma qualidade e sabor ímpares. Para além dos espumantes branco e rosé da Quinta da Mata Fidalga, um dos vinhos mais interessantes é o espumante tinto, que tem cada vez mais relevância a nível nacional e internacional. Este espumante acompanha pratos fortes, especialmente o tradicional Leitão da Bairrada, e o espumante da Quinta da Mata Fidalga é considerado, justamente, verá, um dos melhores em Portugal.
Depois de um dia de experiências arrebatadoras, exige-se uma pausa relaxante para repor energias. Assim, sugerimos que siga viagem para o Grande Hotel do Luso Resort & Spa, situado numa das colinas da Montanha do Buçaco, onde encontrará à sua espera um cenário de comunhão com a natureza e com o sossego que procura.
Para jantar, o restaurante “Pedra de Sal” proporcionará, num ambiente acolhedor e familiar, a viagem gastronómica ideal para encerrar o primeiro dia desta jornada inesquecível.
2.º DIA LUSO
Mata do Buçaco – Museu Militar – Trilho da Água e Trilho da Via Sacra – Bussaco Palace Hotel/Pavilhão Real da Caça – Jantar no Restaurante Lourenços
Para o 2.º dia, sugerimos atividades centradas na natureza e na cultura portuguesa. Conduza até à Mata do Buçaco, que dista apenas 7km do Grande Hotel do Luso Resort & Spa, e que constitui um importante elemento do património nacional, por reunir caraterísticas de relevância histórica, religiosa, botânica e paisagística.
A Mata do Buçaco desempenhou um papel de relevo durante a 3.ª Invasão Francesa, o que deu origem ao Museu Militar, um lugar de referência que encerra em si poderosas narrativas históricas e militares da região. Já a nível paisagístico e botânico, a mata conta com seis trilhos, adornados com diversas fontes e lagos naturais pelo caminho, o que torna este local o cenário ideal para um piquenique, seguido de um passeio a pé pelos trilhos.
Destacamos os percursos Trilho da Água e Trilho da Via Sacra, que para além da beleza natural que deslumbra qualquer visitante, têm ainda uma forte componente religiosa que vale a pena conhecer. Se ainda tiver tempo, não deixe de fazer uma paragem em frente ao Bussaco Palace Hotel, e contemple este fantástico edifício mandado construir pelo Rei D. Carlos, com a finalidade de servir como Pavilhão Real da Caça, exemplo máximo da arquitetura conhecida como Romantismo Castelar.
De regresso ao hotel, a nossa sugestão recai sobre um jantar no Restaurante Lourenços, espaço acolhedor e tradicional com atendimento cuidado e familiar.
3.º DIA LUSO – MORTÁGUA
Mortágua – Centro de interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” – Moinhos de Moura e do Sula
Saia do hotel pela manhã em direção a Mortágua. Depois de lá chegar, sugerimos que comece por uma visita ao Centro de interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, um espaço que documenta a passagem das Invasões Napoleónicas no conselho e a celebre Batalha do Buçaco. O espaço relata a história de uma forma distinta e interativa, apelando ao envolvimento do público na narrativa. Termine este programa com uma paragem na Barragem da Aguieira, onde poderá desfrutar de uma área arborizada de grande beleza natural. A barragem foi construída para aproveitamento hidroelétrico e abastecimento municipal, mas, atualmente, é também utilizada para a prática de desportos e de lazer. Para fechar o capítulo desta sua experiência memorável, poderá embarcar numa aventura de Kayak, mota de água, passeio de barco, windsurf, vela, entre outras opções disponíveis no local.
Créditos das imagens – CCDRC