O Vale das Buracas de Casmilo, situado perto de Condeixa-a-Nova, em plena Serra de Sicó, é um lugar único em toda a Região Centro e esconde um paraíso-mistério que poderá desvendar num percurso pedestre deslumbrante.
Sobre o Vale das Buracas de Casmilo
O património natural único que circunda nas Buracas do Casmilo, na Serra de Sicó, proporciona uma experiência inesquecível de aventura: quem lá chega, encontra um verdadeiro santuário natural, propício para quem valoriza o contacto com a natureza e gosta de caminhadas, escalada e montanhismo.
Mas nem só de exploradores aventureiros vive este local mágico: o seu interesse geológico atrai muitos estudiosos e interessados em fenómenos naturais. A região é caracterizada por superfícies secas e a ausência de água interfere diretamente no tipo de fauna e flora que poderá encontrar na zona.
Como o nome lhe sugere, neste vale deparar-se-á com as “buracas”, que mais não são do que abrigos rochosos que impressionam pela sua dimensão: alguns deles têm mais de 10 metros de diâmetro e 5 metros de profundidade!
Estas “buracas” são o ex-líbris do concelho de Condeixa-a-Nova e um dos seus principais pontos de interesse turístico, dada a sua beleza e interesse espeleológico: foram formadas por um processo de incasão, ou seja, resultado do abatimento da parte central da conduta/rocha.
Para ficar a conhecer bem esta zona, aconselhamos a fazer o percurso pedestre, a começar e a acabar na Aldeia de Casmilo, ao longo do qual verá várias das atrações do vale, podendo ter uma melhor perceção de como se vivia na zona em épocas já idas.