A Universidade de Coimbra não só é uma das mais importantes de Portugal, mas também a mais antiga do país, contando, aos dias de hoje, com mais de 25 mil estudantes.
Por toda a sua história, tradição e desenvolvimento de conhecimento, foi considerada Património Mundial da UNESCO em 2013. Razões não faltam para que se torne visita obrigatória quando se está de passagem pela cidade de Coimbra.
Sobre a Universidade de Coimbra
Fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, o Estudo Geral era composto por 4 faculdades: Direito Canónico, Direito Civil, Artes e Medicina. Inicialmente localizada em Lisboa, foi transferida para Coimbra em 1308, para o Paço de Alcáçova, atualmente o Paço das Escolas. Depois de alguns anos, e depois de novamente “conduzida” para Lisboa (1338-1357 e 1377-1337), o rei D. João III fixou, definitivamente, esta instituição na cidade de Coimbra, sendo que, em 1597, a Universidade adquiriu o Paço de Alcáçova ao Reino, renomeando-o de Paço das Escolas, nome que ainda hoje mantém.
Ao longo dos séculos, a Universidade de Coimbra foi-se desenvolvendo academicamente, esforçando-se por se afastar, pouco a pouco, as influências do Reino e do Clero. Até 1911, foi a única universidade em território português (exceto entre 1559 e 1759), tendo sido alvo de diversos projetos de expansão e requalificação.
Foram já muitas as alterações que a Universidade de Coimbra sofreu ao longo dos seus mais de 700 anos de História e, por isso, é sem surpresas que as suas imponentes paredes contam verdadeiros enredos de encantar!
Locais que deverá visitar:
- Porta Férrea
- Torre da Universidade
- Capela de São Miguel
- Biblioteca Joanina
- Sala dos Capelos
- Sala do Exame Privado
- Via Latina
- Jardim Botânico
- Laboratório Químico (Museu da Ciência)