Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sobre a Região de Coimbra

Região de Coimbra, o encontro da tradição com a contemporaneidade.

É no coração do país que a História ganha vida e onde se revelam os mistérios de um património rico e uma cultura em permanente expansão. Lugar de gastronomia única e palco de experiências para todos os gostos, Coimbra mergulha qualquer um numa aventura de encantar, por entre marcos históricos de relevo, aldeias pitorescas, natureza arrebatadora e praias de perder de vista.
Venha descobrir que “Coimbra tem sempre mais encanto” ... consigo a bordo!

Veja aqui os roteiros na região

É num percurso pela História, que se revela a Região de Coimbra.

No encalço da antiga muralha, descobrem-se os recantos que a História foi construindo na cidade de Coimbra: por ruas centenárias, ressaltam memórias de espaços únicos que preservam a grandiosidade e intemporalidade da cultura romana da Civitas Aeminium. Visitar Coimbra é reviver a História, que exige paragem atenta em alguns marcos: a mais antiga Universidade de País; a imponente Sé Velha; o Jardim Botânico; ou o majestoso Mosteiro de Santa Clara.

Cidade de Coimbra
Vista da cidade de Coimbra

Junto à costa, as belas praias da Figueira da Foz estendem-se num horizonte de perder de vista, escoltadas pela imponente Serra da Boa Viagem. Daí, revela-se a notável geometria das salinas do Estuário do Mondego e o desenho da enseada de Buarcos à Figueira da Foz. Mas nem só de praia vive esta zona: mais de meia centena de pegadas de Dinossauros, localizadas no Cabo Mondego, transportam-nos para séculos transformação e renovação de um lugar inacreditável!

Farol Cabo Mondego - Figueira da Foz
Farol Cabo Mondego – Figueira da Foz

Mais para o interior, a rede das Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas pintam uma identidade única e intransportável para qualquer outro cenário. Visitar esta zona exige tempo e disponibilidade para saborear a natureza ímpar e genuína que se capta ao primeiro olhar.

A imensidão da Costa Atlântica e os diversos rios e ribeiras que banham os concelhos que compõem esta região, conferem-lhe uma caraterística única e da qual poderá usufruir quase em toda a sua extensão: as praias marítimas e fluviais de excelência. Num dia quente de verão, não há nada melhor do que desfrutar de uma paragem refrescante!

Aldeias de Xisto - Concelho da Lousã
Aldeias de Xisto – Concelho da Lousã

A natureza também ocupa um lugar de destaque no “menu” da região: as paisagens verdes das Serras da Boa Viagem e da Lousã são referência de espaços de entrega e conexão com a natureza; a montanhosa e xistosa Serra do Açor é inigualável na experiência de aventura e exploração; e as comunidades raríssimas de animais nas zonas protegidas do Paul do Taipal e Paul da Madriz são espaços inesquecíveis na sua autenticidade.

Mata do Buçaco
Mata do Buçaco

O clima é propício a visitas durante todo o ano, o que permite uma elevada diversidade de passeios disponíveis: num ano a paisagem muda, as temperaturas variam, as lides da região revezam-se e as atrações multiplicam-se nos diversos concelhos que a integram.

Desafie-se a si e à sua família e descubra todos os encantos escondidos da região de Coimbra!

Pontos de interesse da região
Produtos gastronómicos da região