No extremo da Serra do Buçaco, também denominada, na antiga grafia, por Serra do Bussaco, a mais de 500 metros de altura, encontra-se a Mata do Buçaco, cercada por um elevado muro com onze portas de entrada.
Qualquer uma delas pode ser a sua porta de entrada para um passeio inesquecível pela natureza: deixe que o verde intenso da serra domine a sua visão e mergulhe num património vivo, classificado como Monumento Nacional!
Sobre a Serra do Buçaco
Parta à descoberta da Mata do Buçaco e deixe-se encantar por um lugar que não lhe sairá da memória tão cedo: dentro dos muros construídos pelos Carmelitas Descalços, revelam-se verdadeiros tesouros de flora, com mais de 400 espécies nativas da faixa Atlântica e aproximadamente 300 de outros climas. De todas estas espécies, destaque digno para o Cedro do Buçaco, originário do México, e que se acredita ter sido a primeira espécie exótica da floresta, plantada pelos monges no século XVII.
A Mata convida-o a calcorrear os seus 6 percursos pedestres, devidamente identificados. A frescura do local combina, na perfeição, com a caminhada e a apreciação da deslumbrante botânica: delicie-se com os lagos, as fontes, com as imponentes portas da cerca ou as ermidas contruídas pelos Carmelitas Descalços. Percorra ainda os Passos da Paixão de Cristo, suba ao Miradouro da Cruz Alta e termine com uma visita ao Museu Militar.
Este Museu, entre outras histórias, narra a história da célebre e vitoriosa Batalha do Buçaco: durante a Terceira Invasão Francesa, a 27 de setembro de 1810, as tropas anglo-lusas, comandadas pelo destemido General Wellesley, derrotaram as tropas francesas, então lideradas por Massena. Tirando vantagem do terreno e contando com uma força de combate com mais de 50.000 homens, foi no Buçaco que se travou a ofensiva napoleónica em direção a Lisboa, resultando numa vitória histórica e essencial para o desenrolar dos acontecimentos.
O Buçaco tornou-se, desde então, sinónimo de glória e bravura!
Depois de percorrer os caminhos da Serra, aconselhamos a que descanse no Palace Hotel do Buçaaco, um dos mais belos edifícios neo-manuelinos de Portugal, e aproveite para visitar o Convento de Santa Cruz, onde o General Wellington pernoitou durante a Batalha do Buçaco.
Convidámo-lo agora a embarcar numa visita à Mata Nacional do Buçaco.
Basta clicar no vídeo 👇
Locais que deverá visitar:
- Fonte Fria
- Vale dos Fetos
- Grande Lago
- Jardim Novo
- Arboreto
- Museu Militar
- Monumento Comemorativo da Batalha do Buçaco