Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sobre a Região do Algarve

Deixe-se inspirar pela região do Algarve.

Numa visita relaxante ou mais enérgica, encontre argumentos que fazem desta a região de eleição para férias em Portugal: praia, cultura, património, gastronomia, desporto e natureza.

Desafie-se a descobrir um Algarve diferente e deixe-se encantar pela beleza de cada praia, pelo encanto de cada monumento, e pela magia de cada por do sol.

Veja aqui os roteiros na região

 O clima ameno durante todo o ano, a costa repleta de magníficas praias, a diversidade de alojamento, vida noturna, o golfe, e um património cultural, histórico e gastronómico ímpar fazem desta região um destino perfeito para as famílias.

Seja com o objetivo de descansar, seja com o objetivo de explorar a região (e esta tem tanto para conhecer!), ou num contexto de diversão e “loucura”, encontrará no Algarve um destino de eleição.

→ PRAIA→ NATUREZA→ GASTRONOMIA→ CULTURA E PATRIMÓNIO→ GOLFE E DESPORTO→ DIVERSÃO E EVENTOS
 
Há vários hotéis de luxo espalhados pela costa | Créditos fotográficos: pexels.com
PRAIA
São aos milhares os turistas que rumam ao Algarve para desfrutar de algumas das mais belas e acolhedoras praias do mundo.

Ao longo dos 200km de extensão, a costa algarvia divide-se em misteriosas falésias, grutas, e em praias rochosas ou extensos areais dourados. Trata-se um património natural único que tem vindo a ser cada vez mais trabalhado para receber os visitantes com a chancela europeia da Bandeira Azul.

A vivência do mar é um dos pontos fortes da região e a possibilidade de desfrutar dele durante todo o ano é fantástica: seja em desportos mais radicais, ou simplesmente na pesca.

Em quase todas as praias encontrará a possibilidade de começar uma relação com um desporto aquático. Em quase todas encontrará escolas, abertas todo o ano, de surf, bodyboard, windsurf, kitesurf ou jet ski.

Aulas de surf - Algarve
O surf é um dos desportos mais praticados | Créditos fotográficos: visitalgarve.pt

O mergulho, atividade em franco crescimento na região, é também algo que deverá experimentar. O nosso conselho vai para um mergulho, em Portimão, no Ocean Revival, um recife artificial criado a partir de quatro navios afundados.

Já para os apaixonados por Vela poderão encontrar nas marinas de Portimão, Lagos, Vilamoura ou Albufeira, condições ideias para se lançarem ao mar. Nestes portos poderão também encontrar-se passeios de barco e minicruzeiros, que o deixaram boquiabertos com as maravilhosas paisagens da costa.

Passeio de barco | Créditos fotográficos: visitalgarve.pt

Desafiámo-lo também a deixar-se encantar pelas grutas misteriosas nas falésias, apenas acessíveis por embarcações comandadas por sábios locais, com quem terá uma ótima experiência de confraternização.

Algarve - Passei de barco nas falésias
Ponta da Piedade | Créditos fotográficos: Raquel Verano
NATUREZA
Do litoral à serra encontrará cenários de cortar a respiração, porque “O Algarve é naturalmente grande. Ou é grande, naturalmente”.

É nesta imensidão estendida do barlavento ao sotavento algarvio, e que vai muito além dos areais, que concentram a atenção da maior parte dos turistas, que encontrará espaços naturais protegidos e ainda “escondidos”.

Da serra ao litoral, há muito que explorar!

Na costa, poderá observar e explorar a biodiversidade: desde as aves autóctones, aos moluscos e crustáceos, principal fonte de rendimento das gentes da região, são muitas as espécies que poderá encontrar.

Natureza Algarve
Extensos areais Algarvios | Créditos Fotográficos: Pedro Ferraz

Longe dos areais e das arribas, encontrará um verde diferente que abre portas a um Algarve escondido, coberto de laranjais e pomares de figo, alfarroba e amêndoa.

Uma das melhores formas de conhecer a região desfrutando das suas belezas naturais, observando a sua biodiversidade, admirando o seu património e descobrindo a sua cultura é, sem dúvida, através de passeios a pé ou de bicicleta na Serra do Caldeirão e na Serra de Monchique.

Os adeptos do cicloturismo e das caminhadas encontram no Algarve uma vasta oferta de percursos e de rotas devidamente sinalizadas, bem como de serviços de aluguer de equipamentos e de programas organizados.

Algarve Serra do Caldeirão
Percursos pedestres na serra | Créditos Fotográficos – Evasões
GASTRONOMIA
A gastronomia algarvia reserva-lhe grandes surpresas!


Os seus tesouros gastronómicos são conhecidos além-fronteiras, bem como as suas doçarias ou o seu afamado medronho.

Visitar o Algarve é aceitar embarcar numa viagem pelos seus sabores, podendo optar por provar a cozinha mais tradicional ou então mais contemporânea, verá que o resultado final será sempre requintado!

Algarve - Cataplana à Algarvia
Cataplana de Marisco Créditos fotográficos: visitalgarve.pt

Seja peixe, seja carne, a lista à escolha faz sempre crescer água na boca! Destacamos aqui alguns para o ajudar na escolha: arroz de lingueirão; cataplana de marisco; ostras à algarvia; Xerém; cozido de grão à algarvia ou galinha cerejada à Loulé, entre muitos outros.

De mãos dadas com a gastronomia notável que caracteriza a região, os vinhos tintos, brancos e rosé são o companheiro ideal para as especialidades da cozinha algarvia. Das tradicionais ameijoas à bulhão pato, a um arroz de marisco repleto de sabores, ou um delicioso peixe grelhado, até aos pratos de carne e de caça, há sempre um vinho, mais ou menos frutado, de baixo ou elevado grau alcoólico, robusto ou leve que encaixe na perfeição para os mais variados pratos.

Algarve - jantar com vista para o amar
O peixe grelhado é um dos segredos do Algarve | Créditos fotográficos: Boa cama Boa mesa
CULTURA E PATRIMÓNIO
Há muito mais no Algarve do que praias e um clima abençoado. Há  património a ser explorado e uma cultura que merece ser descoberta.

Durante todo o ano é possível visitar o vasto património, mas também conhecer hábitos seculares e tradições ainda vivas.

Desde logo algumas tradições bem típicas, como as lendas, o falar Algarvio, ou o folclore, a par de duas características identitárias: as casinhas típicas algarvias e os faróis, do qual se destaca o farol do Cabo de São Vicente, o primeiro a brilhar em Portugal, em 1515.

Farol cabo são vicente - Algarve
Cabo de São Vicente | Créditos fotográficos: outdoractive.com

Os testemunhos edificados de épocas antigas também ocupam um lugar de destaque, dos quais são exemplo os castelos, as fortalezas e os fortes, as igrejas, ou os museus, ocupam um lugar de destaque nesta região.

Destes, fazemos menção a alguns elementos que quererá visitar: Castelo de Aljezur; Fortaleza de Sagres, o Castelo de Silves, o Castelo de Loulé, as Muralhas de Faro, o Castelo e Muralhas de Tavira ou a pitoresca Aldeia da Cacela Velha.

Castelo de Silves - Algarve
Vista para Silves e o seu castelo “vermelho” | Créditos fotográficos: visitalgarve.pt

A estes juntam-se ainda monumentos megalíticos e pré-históricos, como o menir do Padrão, em Vila do Bispo, os monumentos megalíticos de Alcalar, em Portimão, as ruínas romanas de Milreu, em Estói, ou o dólmen do cerro das Pedras e as antas do Beringel, na Serra do Caldeirão.

Ruinas Romanas do Milreu | Créditos fotográficos: visitalgarve.pt
GOLFE, DESPORTO E AVENTURA
O Algarve foi eleito como o Melhor Destino Europeu de Golfe.

Por si só, esta nomeação já diz muito em relação às suas capacidades e características. Além da possibilidade de 300 dias de sol para jogar, o facto de o aeroporto de Faro distar cerca de 30 minutos da maior parte de campos de Golfe é um convite tentador.

Golfe - Algarve
O Algarve é conhecido pelos seus inúmeros campos de golfe | Créditos fotográficos: visitalgarve.pt

Mas nem só de golfe vive este região e não é preciso esperar pelo verão para a aproveitar para outras atividades desportivas e de natureza: caminhadas, cycling, escalada, hiking, surf, bodyboard, windsurf, kitesurf ou jet ski…tudo à distância de uma viagem rumo a sul.

Escalada - Algarve
Atividade de escalada | Créditos fotográficos – visitportugal.pt
DIVERSÃO, ANIMAÇÃO e EVENTOS
Algarve é sinónimo de diversão, animação e eventos todo o ano!

O réveillon é um dos melhores motivos para rumar ao algarve, tantas são as diferenciadas ofertas um pouco por toda a região. E com o começar de um novo ano, começam 365 dias de animação e eventos desportivos, musicais e culturais.

Poderá encontrar a paz que necessita para umas recatadas férias, ou a azáfama e movida noturna que tão bem caracterizam este destino.

Os bares com sunsets são uma constante no Verão | Créditos fotográficos: No Solo Aqua

Encontrará restaurantes, esplanadas, discotecas, marinas, casinos e bares com ambientes de festa capazes de satisfazer os gostos mais requintados.

A juntar à vida noturna, há também a oferta diurna, com vários parques temáticos, zoológicos e aquáticos, dos quais se destaca o Zoomarine, o Aqualand, o Aquashow e o Slide & Splash.

Zoomarine - Algarve
No Zoomarine pode nadar com golfinhos | Créditos fotográficos: nit.pt

O Algarve é destino de eleição também para amantes de grandes festivais como o Afro Nation, o Rolling Loud, o EDC, entre outros.

Há vários festivais musicais na região | Créditos fotográficos – memoriesoftomorrow.pt

Diversão e animação não hão-de faltar nunca!

Desafie-se a si e à sua família vá até ao Algarve!

Pontos de interesse da região
Produtos gastronómicos da região

[egoi_form_sync_4]