Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

De Faro à Península de Sagres e Algarve Rural

Aventure-se numa jornada de descoberta por terras algarvias.

Roteiro de 7 dias - 6 noites, com ponto de partida em Faro.

Cenários incomparáveis, gastronomia oriunda da tradição mediterrânea, muita história, cultura e simpatia: diante de tantas qualidades, fica difícil não escolher o Algarve.

Faro - Algarve
Vista aérea de Faro | Créditos fotográficos: Shutterstock
1º DIA FARO E PARQUE NATURAL DA RIA FORMOSA 

MANHÃ
Comece o dia a passear pelo centro histórico de Faro, capital da região algarvia. Visite o Museu Municipal, admire as peças em exibição, como mosaicos romanos, uma coleção de lamparinas a óleo mouriscas, e obras de autores premiados como Domingos Sequeira e Ferreira D’Almeida.

mUSEU mUNICIPAL E rEGIONAL DO algarve
Museu Municipal de Faro | Créditos fotográficos: C.M. Faro

Admire a , um dos monumentos religiosos mais visitados no Algarve, e suba à torre sineira da Catedral para desfrutar de vistas magnificas sobre a lagoa.

Sé de Faro
Sé de Faro | Créditos fotográficos: Abrget47j

Sugerimos para almoço o restaurante Faz Gostos. Localizado na Cidade Velha, é uma referência gastronómica da capital Algarvia, para apreciadores dos pratos de cunho tradicional português.

TARDE
De tarde, faça uma excursão turística pelo Parque Natural da Ria Formosa que com as suas belas lagoas de água salgada e pântanosé habitat natural onde várias espécies selvagens proliferam. Pode observar fauna e flora num passeio de barco, de Segway ou mesmo em carrinhasconduzidas por um guia turístico.

Ria Formosa - Algarve
Ilha de Faro, no P.N Ria Formosa| Créditos fotográficos: hotelfaro.pt

No final da tarde, prossiga a viagem até Tavira (25 minutos de carro). Sugerimos pernoita no Hotel Vila Galé Tavira, situado no coração da cidade algarvia, que se distingue pela decoração que recria a atmosfera arábica que marcou a história do sul de Portugal.  

Se preferir um alojamento num local mais pitoresco e de peso históricoopte pela Pousada Convento Tavira, localizada no centro histórico da cidade. Esta fica a poucos minutos a  da Ponte Romana sobre o Rio Gilão, e apenas a 15 minutos da praia da Ilha de Tavira. 

Para o jantar, sugerimos o Restaurante D´Gusta, ou o Restaurante Mouraria da Pousada, ambos com uma ementa de qualidade para todos os gostos e com uma boa relação qualidade-preço.  

2º DIA TAVIRA   

MANHÃ
Comece o dia com um percurso de carro do local onde pernoitou até ao centro da cidade para visitar Tavira. Esta cidade encantadora, repleta de um casario caiado de branco que muito caracteriza a paisagem algarviadistingue-se pelas suas ruas estreitas e céu azul. Tavira também é famosa pela predominância de monumentos religiosos, o que é importante no sentido de diversificar a oferta turística para fora do turismo balnear. 

Tavira - Algarve
Vista aérea da bela cidade de Tavira | Créditos fotográficos: C.M. Tavira

Suba às Muralhas do Castelo de Tavira, construído pelos mouros no século X no topo da Colina de Santa Maria, visite os seus jardins e surpreenda-se com as vistas maravilhosas da cidade. 

Muralhas do Castelo de Tavira
Muralhas do Castelo de Tavira | C.M. Tavira

Caminhe depois rumo ao antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, agora transformado numa pousada. O bar, onde pode ver os alicerces da rua mourisca descobertos durante o restauro, pode ser visitado por não-hospedes.

Convento de Nossa Senhora da Graça
Pousada do Convento da Graça | Créditos fotográficos: C.M. Tavira

De seguida visite a Igreja de Santa Maria do Castelo , onde o convidamos a prestar atenção aos túmulos de Dom Paio Peres Correia e dos seus sete cavaleiros.

Sugerimos para almoço o restaurante Guarda Rios Hamburgueria & Tapas. Localizado na parte mais bonita do Parque Séqua, o estabelecimento está rodeado de dois parques ideais para caminhar ao ar livre após o almoço.

TARDE
Mais tarde, apanhe o ferry em Quatro Águas, e vá até à Ilha de Tavira. A deslocação tem a duração de aproximadamente 8 minutos de carro até ao local. Este, é paradisíaco, e muito procurado devido às condições balneares fantásticas que possui 

Ilha de Tavira - Algarve
Praia da Ilha de Tavira | Créditos fotográficos: Timeou.pt

No final do dia, apanhe a A22 com destino a Lagos. Sugerimos alojamento no Hotel Tivoli Lagos. Aproveite, e após o jantar faça o percurso a pé até à Marina de Lagosuma das mais belas da região e do país. 

3º DIA – LAGOS

MANHÃ
Comece por visitar Museu Municipal Dr. José Formosinho, e contemple a incrível coleção de artefactos e objetos artísticos do museu. A entrada inclui uma visita à Igreja de Santo Antónioconstruída no século XVIII, e que contém um fabuloso interior de tons dourados. 

Entrada do Museu Municipal de Lagos
Entrada do Museu Municipal de Lagos | Créditos fotográficos: C.M. Lagos

Sugerimos que vá até à Marina de Lagos almoçar na Tasca Do Kiko, uma petisqueira com decoração urbana. A ementa, fruto de viagens de “Kiko” é uma autêntica carta de petiscos globais.  

Marina de Lagos
Marina de Lagos | Créditos fotográficos: sulinformacao.pt

 TARDE
Dê continuidade à viagem indo até à Costa D` Oiro. Faça uma excursão turística pelas espetaculares grutas marinhas ao longo da Costa, ou relaxe na conhecida e belíssima praia de Dona Ana 

Praia Dona Ana - Lagos - Algarve
Praia Dona Ana | Créditos fotográficos: Judelle Drake

Visite ainda a Ponta da Piedade, um dos mais belos e mágicos locais do Algarve.

Ponta da Piedade - Algarve
Ponta da Piedade | Créditos fotográficos: Cristiano Pinto @ Unsplash

Sugerimos que no final do dia se dirija ao centro da cidade, para jantar e desfrutar um pouco da movida noturna: é das melhores da região, sobretudo no Verão. A diversão concentra-se no centro da cidade, onde vários bares se espalham pelas rua e vielas adjacentes  

Terminada a noite, regresse ao Hotel Tivoli Lagos para a pernoita. 

4º DIA PENÍNSULA DE SAGRES 

MANHÃ
Principie o dia com uma saída em carro próprio ou alugado para a zona da Península de Sagres. Uma das características mais emblemáticas que se ergue ao longo das falésias, é uma área murada que vale a pena apenas pelas magníficas vistas sobre o mar.

Forte de Sagres - Algarve
Fortaleza de Sagres | C.M. Vila do Bispo

Visite a Fortaleza de Sagres, posicionando-se de pé em cima da misteriosa Rosa dos Ventos feita de seixos, que se diz ter sido usada pelo Infante D. Henrique. Faça o percurso de carro até ao Cabo de São Vicente, e admire as vistas desta mítica paisagem do Algarve, varrida por ventos setentrionais.

Cabo de São Vicente
Imagem aérea do Cabo de São Vicente | C.M. Vila do Bispo

A beleza natural de Sagres faz dela um dos melhores lugares do Algarve para quem ama a natureza e é entusiasta da vida ao ar livre. Trata-se de um meio piscatório, onde facilmente se encontram restaurantes de peixe e marisco, com destaque especial para os Percebes, moluscos apanhados diretamente nas rochas de Sagres. O melhor local para os degustar é o Café Correia, em Vila do Bispo.

TARDE
De regresso a Sagres, sugerimos uma visita ao Memmo Baleeira – Design Hotels. Situado na área verdejante que circunda o Parque Natural da Costa Vicentina, todos os quartos têm vistas arrebatadoras para o mar. Aproveite para dar um mergulho nas águas mornas das praias da Baleeira, Mareta e Martinhal.

Se gosta de surf, vale a pena relembrar que Sagres é um ótimo destino para a prática de tal modalidade.

Surf - Sagres - Algarve
Surfistas em Sagres | Créditos fotográficos: Shutterstock

Ao jantar, experimente o Restaurante Armazém. Lá servem-se os mais aprimorados grelhados de Sagres, desde frango e secretos de porco, a lulas, sardinhas ou carapaus, tudo sai da Grelha do Armazém para fazer as delícias dos clientes.

Existem alguns lugares para beber um copo e ouvir boa música. Os mais afamados são: o Dromedário, na rua principal, o bar Água Salgada, muito frequentado por surfistas, ou o Chiringuito Last Chance.

5º DIA SERRA DE MONCHIQUE 

MANHÃ
Viaje em carro próprio ou alugado, ao longo da costa oestecom destino a Aljezur. Vale a pena ver as ruínas do Castelo Mourisco da Vila antes de virar para o interior, na direção da Serra de Monchique. 

Castelo de Aljezur
Vista sobre Aljezur | Créditos fotográficos: algarvetips.com

Pare na Estância Termal de Caldas de Monchique, conhecida pelas suas quentes águas termais ricas em enxofreSituadas a 250m acima do nível médio das águas do mar, em pleno vale da Serra de Monchique, num ambiente de fauna, flora, e luminosidade, a estância termal é um inesperado oásis de tranquilidade. 

Estância Termal de Caldas de Monchique
Termas de Monchique | Créditos fotográficos: monchiquetermalresort.com

Após a visita, siga viagem até à Vila de MonchiqueFaça uma paragem para almoço no Café Império – um estabelecimento com quase 60 anos de história, onde os clientes podem desfrutar de um ambiente acolhedor, ao estilo dos anos 50, aliado à qualidade gastronómica reconhecida de forma unânime. 

TARDE
Aproveite para passear no centro histórico, onde se podem ver casas que obedecem aos critérios da arquitetura algarvia tradicional, com paredes brancas e faixas de cor das portas e janelas. As chaminés também se diferenciam das que encontram nas casas típicas do litoral, pois têm uma silhueta peculiar. 

Monchique - Algarve
Ruelas de Monchique | Créditos fotográficos: algarvetips.com

Mais tarde, prossiga até Foía, o ponto mais alto da serra, para um vislumbrar panorâmico de todo o Algarve Ocidental. De lá, consegue-se ver muita coisacomo o Autódromo do Algarve na sua totalidade. 

Continue a viajar para Sagres, aloje-se no Memmo Baleeira- Design Hotelse não se esqueça de aproveitar o ambiente descontraído e contemporâneo do estabelecimento.

6º DIA – PORTIMÃO E SILVES 

MANHÃ
Após o pequeno-almoço no hotel, avance rumo a Portimão. Cidade movimentada, a segunda maior do Algarve, tem de tudo – até um aeródromo onde se podem fazer saltos de para-quedasPara além das praias e da vida noturna agitada, diz-se que é em Portimão que se come o melhor peixe do país. 

Portimão | Créditos fotográficos: viagensecaminhos.com
Portimão | Créditos fotográficos: viagensecaminhos.com

Visite o premiado Museu de Portimão, situado numa antiga fabrica de conservas de peixe. Em seguida, prossiga até à mui-nobre Praia da RochaMisture-se com os turistas na Fortaleza de Santa Catarina, com vista para a Marina e a Foz do rio Arade. 

Museu de Portimão
Museu de Portimão | Créditos fotográficos: Museu de Portimão

Após estas visitas sugerimos almoço no Restaurante Atlântico, onde poderá degustar as especialidades da casa que não podiam ser mais algarvias: Arroz de Marisco, Pataniscas de Polvo com Açorda, entre outros pratos. Termine com um doce típico algarvioDom Rodrigoque se apresenta como uma surpresa tentadora embrulhada em papel de prata colorido. 

TARDE
Após o almoço, desloque-se ao interior até chegar a Silves. É uma cidade com uma história rica, outrora a capital do Algarve. O verde dos laranjais nos vales férteis, o mar azul, a vida intensa, o pitoresco que se manifesta nas casas rodeadas de amendoeiras e alfarrobeiras, bem como as amplas extensões de serra que convidam a agradáveis passeios em comunhão com a Natureza são apanágio da cidade. 

Silves-geral-Algarve
Silves | Créditos fotográficos: Shutterstock

Percorra o Castelo de Silves, um dos maiores monumentos da região, que celebra a relevância da Herança Muçulmana do Algarve. Passeie pelas ruínas do castelo, e desfrute da vista privilegiada das muralhas do castelo. 

Castelo de Silves - Algarve
Muralhas do Castelo de Silves | Créditos fotográficos: algarvetips.com

Conheça a história da cidade no Museu Arqueológico, que ostenta uma vasta coleção de artefactos descobertos na área (alguns datados da época em que os Mouros dominavam a região), bem como um grande Poço-Cisterna árabe do século XII, que é a sua principal atração. 

Poço-Cisterna árabe Silves
Poço-Cisterna árabe | Créditos fotográficos: Museu Arqueológico

Faça uma paragem para experimentar doces típicos algarviosque adoçam a boca, acalmam o espírito e encantam o olhar. Feitos com amêndoas, figos e alfarrobas cultivadas por todo o Algarve, os doces algarvios deixam no paladar um significativo travo de tentação. É difícil resistir aos Dom Rodrigo, Morgados, Morgadinhos, Figos Cheios, Queijos de Figo, Figos com Amêndoa e Chocolate, Pastéis de Batata-doceentre tantos outros. 

No final das visitas sugeridas, siga viagem para Memmo Baleeira – Design Hotels 

7º DIA – ALGARVE RURAL

MANHÃ
Sugerimos que dedique este dia a atividades mais direcionadas para a Natureza e a cultura portuguesa. De carroconduza até Alte, a caminho da qual a estrada passa por uma cândida paisagem rural. Uma das aldeias mais bonitas da região, Alte é muito merecedora de uma paragem, dada a sua “portugalidade” bem vincada e os seus trilhos naturais que atravessam fauna e flora. 

Alte - Algarve
Aldeia de Alte | Crédito fotográficos: aproximaviagem.pt

Prossiga até Loulé, um dos municípios mais valiosos da região em termos de património culturalLocalizada no coração do Algarve, a cidade de Loulé é uma fusão única de influências árabes e romanas, ótima para atrair curiosos. 

Mercado Municipal de Loulé - Algarve
Mercado Municipal de Loulé | Créditos fotográficos: C.M. Loulé

Visite o Mercado Municipal, local onde se passa um bom bocado enquanto se absorve o sentimento de imersão nos saberes e sabores do AlgarveO Mercado de Loulé é o maior e mais antigo do Algarvee lá encontrará toda uma variedade de produtos frescos locais, artesanato, e artigos tradicionais nos mais diversos materiais: cortiça, couro, folhas secas, e claroa famosa Cerâmica do Algarve. 

Em seguida, recomendamos o Café Calcinha para almoço. Este icónico estabelecimento, que fica a poucos metros do mercado, abriu as suas portas pela primeira vez em 1929, sendo desde então conhecido pelo seu ambiente e decoração cativantes. Termine a refeição bebendo um Expresso e prove o famoso Folhado de Loulé, candidato a ser umas das 7 Maravilhas Doces de Portugugal. 

Folhado de Loulé - Algarve
Folhado de Loulé | Créditos fotográficos: regiao-sul.pt

TARDE
Após o almoçoprossiga viagem até Estói, e visite as Ruínas de Milreu. Estói é um destino de serrauma aldeia pacata com mestria na arte do bem receber, e de onde se trazem recordações gastronómicas inesquecíveis.  

Templo Palocritão - Ruinas Milreu
Créditos fotográficos: Bextrel @ wikipédia

Regresso ao ponto de origem. 

Possibilidade de prolongar a sua estadia nos locais apresentados no roteiro ou combinar com outra cidade ou praia. 

Este roteiro é uma sugestão TRIBES – Tour Operator

Poderá contactar-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo na sua reserva ou a construir um roteiro à sua medida! 
Conheça os produtos gastronómicos típicos da região