Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Escapadinha a dois

Procura o local ideal para uma escapadinha com a sua cara-metade? O Algarve é, seguramente, uma boa escolha em qualquer época do ano.

Roteiro de 3 dias - 2 noites, com ponto de partida em Tavira.

Junto ao mar ou no ambiente bucólico da serra algarvia, na natureza ou num centro histórico carregado de memórias, encontrará sempre o melhor cenário para uma escapadinha memorável.

Propomos-lhe que desfrute de três dias na zona do sotavento, entre Tavira, Cacela Velha, Vila Real de Santo António e Castro Marim, num roteiro descontraído e romântico.

Tavira - Algarve
Vista aérea de Tavira | Créditos fotográficos: Shutterstock
1º DIA – TAVIRA

MANHà

Inicie a visita pela bela cidade de Tavira. Esta cidade – postal distingue-se de outros destinos no Algarve pelas ruas estreitas, casas tradicionais caiadas de branco e um céu azul que raramente muda de cor. Destacamos a Ponte Romana de Tavira também conhecida por “Ponte Antiga” como um dos locais que tem mesmo de visitar.

Relativamente perto da “Ponte antiga”, encontrará o Mercado da Ribeira, junto ao Jardim do Coreto. Este edifício, do séc. XIX, é também merecedor da sua visita. Além da beleza do edifício poderá entrar e ver como funciona o mercado, constatar a sua vida, as suas cores, os seus cheiros e as suas genuínas gentes.

Mercado da Ribeira - Tavira - Algarve
Mercado da Ribeira | Créditos fotográficos: C.M. Tavira

Depois desta paragem, onde poderá comprar algumas coisas locais, rume ao Castelo de Tavira, e percorra as suas belas muralhas.

Este emblemático edifício, construído pelos mouros no século X, situa-se no topo da colina de Santa Maria, e surpreendê-lo-á com as vistas maravilhosas da cidade e pela sua arquitetura característica.

Castelo de Tavira - Algarve
Muralhas do Castelo de Tavira e Igreja de Sta. Maria do Castelo | Créditos fotográficos: sulinformacao.pt

É um lugar encanto, ideal para fazer uma bela sessão fotográfica, antes de caminhar até ao antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, agora transformado numa pousada.

Aqui chegado, convidámo-lo a entrar no bar para uma refrescante bebida, uma vez que o local pode ser visitado por não-hóspedes, e a contemplar os alicerces da rua mourisca, descobertos durante o restauro. Poderá deixar já aqui a sua bagagem, uma vez que lhe sugeriremos aqui a estadia nesta noite.

Pousada Convento de Tavira
Pousada Convento de Tavira | Créditos fotográficos: booking.com

Ainda antes do almoço, visite a Igreja de Santa Maria do Castelo, onde lhe chamamos a atenção para os túmulos de Dom Paio Peres Correia, e dos seus sete cavaleiros, e onde poderá saber mais sobre as suas histórias.

Depois de uma manhã cheia de caminhadas e visitas chega a hora do merecido repasto. Aconselhamos o Restaurante Álvaro de Campos, conhecido pela sua apresentação impecável e pela comida divinal: aqui poderá encontrar vários pratos tradicionais da região.

TARDE

Após o almoço, dirija-se a pé até à Ermida de São Sebastião. Esta pequena ermida foi reconstruída em 1745, apresenta uma capela-mor cúbica, coberta por uma cúpula hemisférica. As paredes interiores deste templo apresentam-se cobertas com pinturas em “trompe l’oeil” e telas do século XVIII, representando na sua maioria episódios da vida de São Sebastião.

Ermida de São Sebastião
Ermida de São Sebastião | Créditos fotográficos: serra.pod.pt

É de notar que esta pequena igreja possui o maior conjunto iconográfico pintado sobre a vida de São Sebastião de todo o país, resultando o seu programa decorativo num exemplo perfeito da “obra de arte total” que caracterizou o barroco.

No final da tarde, depois de um dia longo, sugerimos que prossiga viagem até à Pousada Convento Tavira, localizada no centro histórico da cidade, onde de manhã já havia estado.

Pousada Convento de Tavira | Créditos fotográficos: CM. Tavira

Faça o seu check-in e, antes do jantar, sugerimos um passeio pelo jardim da Pousada acompanhado de um mergulho ou, se preferir, relaxe e leia um livro nos claustros da Pousada.

DIA – CACELA VELHA – VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

MANHÃ
Saindo de Tavira em direção a Vila Real de Santo António, sugerimos que inicie o dia com uma revigorante caminhada no areal da Praia da Fábrica, junto à Cacela Velha (Fábrica Mar). Depois disso, aproveite para fazer um passeio, num típico barco de pescador, e ficar a conhecer uma das mais emblemáticas atrações do Algarve: o Parque Natural da Ria Formosa.

Ria Formosa Cacela Velha
Fortaleza de Cacela Velha com vista sobre a Ria Formosa | Créditos: Marc Ryckaert @ wikipédia

O Parque Natural da Ria Formosa é uma das maiores riquezas naturais do Algarve, tanto pela variedade dos seus habitats como pela sua singular localização. E é mesmo um sítio incrível para visitar, prova disso foi a sua eleição como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

TARDE
Após o almoço, visite o núcleo histórico de Cacela Velha, que incorpora uma igreja de origem medieval, renovada nos séculos XVI e XVIII, e uma fortaleza do século XVI, reconstruída após o terramoto de 1755. Do núcleo histórico de Cacela Velha desfruta-se de uma maravilhosa vista sobre a Ria Formosa.

Cacela Velha
Cacela Velha | Créditos fotográficos: tur4all.pt

Visita feita, chega a hora de rumar a outro destino: faça-se ao caminho até Vila Real de Santo António: aqui estará na “pontinha” do país e da região algarvia, e perceberá que é uma terra de múltiplas influências culturais, fruto de ser uma cidade na convergência de dois países.

Vila Real de Santo António - Algarve
Vila Real de Santo António | Créditos fotográficos: algarvetips.com

Deixamos um pouco ao seu critério o que fazer durante esta tarde. Poderá relaxar numa esplanada num ambiente mais citadino ou junto ao mar; poderá molhar os pés nas águas do Rio Guadiana; debruçar-se nas dunas de Monte Gordo; ou visitar a fortaleza e deixar-se deslumbrar pela Atlântico. Aproveite e jante em Vila Real de Santo António, dando oportunidade à saborosa e perfumada gastronomia da região.

Regresso no final do repasto à Pousada Convento Tavira, e recarregue energias para o dia seguinte.

3º DIA – CASTRO MARIM

MANHÃ
Acorde cedo e saia da Pousada em direção a Castro Marim, onde o convidamos a visitar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Ao longo do rio Guadiana, entre Castro Marim e Vila Real de Santo António, estende-se por mais de 2000 hectares, uma zona húmida de sapal, salinas, esteiros e zonas rurais de xistos, grés vermelhos e arenitos, que constitui a mais antiga reserva natural de Portugal, assim classificada desde 1975.

Salina no sapal de Castro Marim | C.M. Castro Marim

De grande interesse biológico, o sapal de Castro Marim é local de abrigo e reprodução para aves aquáticas e para várias espécies de peixes, moluscos e crustáceos.

Após a visita, pegue no carro e desloque-se até à zona do Forte de São Sebastião, onde sugerimos que almoce no restaurante Tasca Medieval, situado no centro da vila de Castro Marim. Verá que oferece vários pratos típicos da região, dos quais destacamos a açorda de galinha, a massada de peixe e cataplana de marisco.

Vista aérea de Castro Marim
Vista aérea de Castro Marim | algarvetips.com

TARDE 
Após o almoço, aproveite para fazer um passeio pela zona circundante ou pela praia, aproveitando para relaxar um pouco antes da viagem de regresso a casa.

Vista do Castelo | Créditos fotográficos: algarvetips.com

Regresso ao ponto de origem.

Possibilidade de prolongar a sua estadia nos locais apresentados no roteiro ou combinar com outra cidade ou praia

Este roteiro é uma sugestão TRIBES – Tour Operator

Poderá contactar-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo na sua reserva ou a construir um roteiro à sua medida! 
Conheça os produtos gastronómicos típicos da região